Medidor de Superaquecimento e Sub-resfriamento para Ar Condicionado e Refrigeração - SSX34

The Fieldpiece Superheat and Subcooling for Air Conditioning and Refrigeration meter, model SSX34, measures suction line, or low side, line temperature and pressure. It then calculates actual superheat in real time using built in P/T charts.Manual do Usuário

Folheto

Boxart

Anúncio

Características e Benefícios

O Que Está Incluído?

Recomendações

Especificações

 

 

 

 

O Que É?

A maioria dos problemas não elétricos de HVAC/R é relacionada à carga. Muitos sistemas em operação estão com pouca ou muita carga. Isso causa uma redução da eficiência e um compressor defeituoso. Quanto maior eficiência de um sistema, maior será a importância de que seja carregado corretamente.

O Medidor de Superaquecimento e Sub-resfriamento para Ar Condicionado e Refrigeração da Fieldpiece, modelo SSX34, mede a linha de sucção, ou lado baixo, temperatura e pressão de linha. Também calcula superaquecimento real em tempo real, usando gráficos de Pressão/Temperatura integrados. Mede também a linha de líquido, ou lado alto, temperatura e pressão da linha, e calcula o sub-resfriamento real.  Use-o para obter o superaquecimento real nos sistemas de orifício fixo R-22, R-410A, R-134A e R-404A e sub-resfriamento real em sistemas regulados com válvulas TX/TE.

Use a conexão “T” para carregar até o superaquecimento ou sub-resfriamento real, ao colocar o SSX34 alinhado entre o recipiente de fluido refrigerante e o sistema. Use-o para monitorar o superaquecimento e o subresfriamento no descarregamento também.

Como Funciona?

Encontrar o superaquecimento ou sub-resfriamento real é fácil com o SSX34. Basta conectá-lo ao sistema e deixar o sistema se estabilizar, para obter seu superaquecimento ou sub-resfriamento real em tempo real.  Sem tabelas, sem cálculos.  Está tudo feito para você no instrumento.  

Ele possui uma conexão padrão de 1/4" e para a pressão real, com um "T", pode ser usado alinhado, quando estiver carregando ou descarregando ao superaquecimento ou sub-resfriamento real. Um avançado termopar tipo K com alicate para tubo, modelo ATC1, está incluído para temperatura real de linha. Conecte o SSX34 diretamente ao sistema de ar condicionado, ou refrigeração, usando uma mangueira de fluido refrigerante padrão de 1/4", aprovada pela EPA, através da porta de pressão na parte superior do medidor.  Conecte o termopar com alicate para tubo ao medidor, o mais próximo possível do condensador ou evaporador. Selecione R22, R410A, R134A ou R404A. Selecione o sistema inglês ou o métrico e realize os testes. 

Possui uma proteção de borracha resistente, para maior durabilidade e um gancho magnético para fácil utilização. Pendure o gancho magnético em um canto para reduzir escorregos e trabalhe com as mãos livres. O SSX34 exibirá o superaquecimento ou sub-resfriamento em tempo real.

Modo de Usar

  1. Conecte o alicate para tubo do termopar e a mangueira de fluido refrigerante ao medidor.
  2. Calibre se necessário (ver Calibração de campo)
  3. Selecione °C ou °F, mantendo pressionada a tecla °C ou °F ao ligar o SSX34.
  4. Aperte com a mão a conexão de 1/4", até a linha de sucção ou linha de líquido, o mais próximo possível do evaporador ou condensador, utilizando uma mangueira de serviço aprovada pela EPA (não incluída).
  5. Selecione as unidades de pressão (kPa – métrico ou psi - inglês), pressionando o botão UNIT.
  6. Selecione o fluido refrigerante (R22, R410A, R134A, ou R404A), pressionando o botão TYPE e observando a seta na parte inferior do LCD.
  7. Conecte o alicate para tubo à linha de sucção (superaquecimento) ou de líquido (sub-resfriamento), próxima ao compressor, e deslize-o sob o isolamento para melhor precisão, isolando o alicate para tubo do ar ambiente.
  8. Selecione a temperatura a ser exibida (superaquecimento, sub-resfriamento ou temperatura do fluido refrigerante). A temperatura exibida é designada pelas setas no lado direito da tela LCD, "K" é a temperatura direta do termopar (temperatura real do fluido refrigerante). "SH" é superaquecimento e "SC" é sub-resfriamento. A pressão é exibida constantemente no canto inferior direito.
  9. Você deve esperar até que o sistema sendo testando fique estabilizado.
  10. Depois de obter a leitura de superaquecimento ou sub-resfriamento, siga as especificações do fabricante do ar condicionado para carregar ou diagnosticar o sistema corretamente.


Medições de Superaquecimento e Sub-resfriamento Reais

O superaquecimento é a diferença entre a temperatura real do fluido refrigerante (gás), ao sair do evaporador, e a temperatura do ponto de ebulição do fluido refrigerante, na bobina do evaporador. Após a ebulição, o fluido refrigerante continua a aquecer. O número de graus que ele "aquece" após a ebulição é chamado de superaquecimento. Na pior das hipóteses (baixa carga para sistemas de orifício fixo), o fluido refrigerante dentro do evaporador entra em ebulição perto do final da bobina de evaporador. Para garantir que líquido não entre no compressor na pior das hipóteses (baixa carga), os fabricantes de ar condicionados publicam tabelas indicando qual deve ser o superaquecimento em uma dada medição do bulbo úmido interno e temperatura do ar externo.

A medição do superaquecimento é a melhor indicação sobre a carga apropriada de fluido refrigerante em um sistema de orifício fixo e sobre as condições de funcionamento. Se tudo mais estiver funcionando corretamente e o superaquecimento real estiver alto demais, adicione fluido refrigerante. Se estiver baixo demais, retire fluido refrigerante.

Sub-resfriamento é a diferença entre o ponto de ebulição do fluido refrigerante dentro do condensador e a temperatura real do fluido refrigerante ao sair do condensador. O número de graus que o fluido refrigerante "esfria" abaixo do ponto de ebulição é o sub-resfriamento.  Na pior das hipóteses (baixa carga na válvula TX), o sub-resfriamento continuará a subir. Se o sub-resfriamento ficar elevado demais, líquido pode ficar preso dentro do compressor e causar danos permanentes. Em sistemas de válvula TX, sub-resfriamento é a melhor indicação da situação da carga no sistema de refrigeração, uma vez que estes sistemas são projetados para manter superaquecimento constante. 

Carregar um sistema corretamente garante o máximo em eficiência e vida útil do equipamento. 

Ao carregar, a mangueira deve ter uma válvula Schrader em uma extremidade para liberar o fluido refrigerante da linha de sucção ou de líquido. Este é o mesmo tipo de mangueira disponível com a maioria dos conjuntos de manômetro. Sugerimos mangueiras “sem vazamento” sancionadas pela EPA. Tenha cuidado sempre que trabalhar com eletricidade e líquidos ou gás de alta pressão. Siga as instruções fornecidas com o equipamento a ser reparado ou instalado.

Superaquecimento e Sub-resfriamento Desejados

Siga todas as especificações, advertências e sugestões do fabricante do equipamento acima de qualquer informação contida neste manual. Para determinar o superaquecimento desejado (sistema de orifício fixo) ou sub-resfriamento (tabelas variam drasticamente de um sistema para outro), você geralmente precisa de três coisas. Bulbo seco externo (temperatura do ar externo), bulbo úmido interno e a tabela do fabricante de superaquecimento ou sub-resfriamento desejado. Você pode utilizar o Módulo ARH4, ou Psicrômetro Diagnóstico SRH2, tanto para bulbo úmido interno, quanto para bulbo seco externo. Na verdade, o SRH2 calcula o superaquecimento desejado e a temperatura desejada da saída do evaporador automaticamente, com base em medições psicrométricas.  Ou você pode usar qualquer medidor Fieldpiece que possua uma função de temperatura, juntamente com um termopar de bulbo úmido ATWB1. Abaixo está um diagrama do SSX34 de um sistema residencial de ar condicionado split.


SSX34-diamond-v02

 

Características e Benefícios

Projetado para HVAC/R, o Medidor de Superaquecimento e Sub-resfriamento para Ar Condicionado e Refrigeração, modelo SSX34, mede pressão e temperatura de fluido refrigerante e calcula o superaquecimento de dois fluidos refrigerantes, no sistema inglês ou métrico.
  • Mede a pressão das linhas de sucção e de líquido e a temperatura para calcular e exibir o superaquecimento/sub-resfriamento.
  • Exibe pressão em kPa ou PSI.
  • Exibe temperatura em ºC ou ºF.
  • Exibe superaquecimento em ºC ou ºF.
  • Exibe o sub-resfriamento em ºC ou ºF
  • Fluidos Refrigerantes Compatíveis. R 134A, 404A R, R 410A, R 22
  • Inclui o "T".
  • Compatível com termopares tipo K Inclui o ATC1.
  • Gancho magnético.
  • Potenciômetro do termopar na frente do medidor.
  • Calibração de pressão atmosférica.

O Que Está Incluído

  • Medidor de Superaquecimento e Sub-resfriamento para Ar Condicionado e Refrigeração - SSX34
  • Termopar Tipo K com Alicate para Tubo 3/8” a 1 3/8” - ATC1
  • Bateria de 9V (instalada)
  •  Manual do Usuário

SSX34-SRC-product-KIT-tmb


Nossas Recomendações de Acessórios e Peças de Reposição

Técnicos que gostam do SSX34 poderão curtir também os instrumentos e Módulos abaixo:

 

HG1-SRC-product-tmb

 

HVAC Guide® System Analyzer - HG1

O HVAC Guide® System Analyzer da Fieldpiece guia os técnicos, passo-a-passo, através de testes críticos do sistema de HVAC, incluindo Temperatura Desejada da Saída do Evaporador, Superaquecimento, Sub-resfriamento e Análise de Combustão. Como todos os instrumentos da Fieldpiece, o HVAC Guide™ System Analyzer é projetado para tornar o trabalho do técnico de campo de HVAC/R mais fácil, mais rápido, mais seguro e mais eficaz. Faça um upload dos registros de clientes para o seu PC e de volta para o HVAC Guide™, quando você for visitá-los para realizar um check-up. Certifique-se de que você fez todos os testes importantes em cada visita. HVAC Guide™ System Analyzer: Acerte sempre.

Leia Mais...

ASX14-SRC-product-tmb

Módulo de Superaquecimento e Sub-resfriamento para Ar Condicionado – ASX14

O Módulo de Superaquecimento e Sub-resfriamento para Ar Condicionado da Fieldpiece, modelo ASX14, mede a linha de sucção, temperatura e pressão de linha. Também calcula superaquecimento real em tempo real, usando gráficos de Pressão/Temperatura integrados. Também mede a linha de líquido, temperatura e pressão da linha, e calcula o sub-resfriamento real. Use-o para obter o superaquecimento real em sistemas de orifício fixos R-22 e R-410A e sub-resfriamento real em sistemas regulados por válvulas TX/TE. Use a conexão “T” para carregar até o aquecimento real ou sub-resfriamento, ao colocar o ASX14 alinhado entre o recipiente de fluido refrigerante e o sistema.

Leia Mais...

ANC1-SRC-product-tmb

Case Deluxe para Multímetro – ANC1

A Case Deluxe para Multímetro, modelo ANC1, comporta facilmente 1 multímetro e 2 Módulos Fieldpiece. Tem como características ser fabricado com nylon resistente, além de possuir acolchoamento, bolsos resistentes por dentro e por fora, um zíper duplo resistente e uma alça de ombro. O ANC1 vem incluído com os nossos Multímetros Modulares Série HS30.

Leia Mais...

ATC1R-SRC-product-tmb

Termopar Tipo K com Alicate para Tubo – ATC1R

O Termopar tipo K com Alicate para Tubo, modelo ATC1R, é usado para medir a temperatura de tubos ou de qualquer outra superfície cilíndrica dentro da faixa de 1/8" a 3/4" das garras. Use um termopar com alicate para tubo para facilitar a realização de medição de superaquecimento ou de sub-resfriamento. Use o ATC1R para a maioria das unidades de refrigeração. O ATC1R pode ser usado com qualquer um dos nossos multímetros que meçam temperatura, além de qualquer termômetro que aceite um termopar tipo K.

Leia Mais...


Especificações

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Ambiente de funcionamento: 0°C (32°F) a 50°C (122°F) < 75% UR
Ambiente de armazenamento: -20°C (-4ºF) a 60°C (140ºF) < 80% UR, sem a bateria.
Sobrecarga: "OL" ou "-OL" é exibido.
Desligamento automático: 15 minutos
Coeficiente de temperatura: 0,05 x (precisão especificada) por °C
Precisão: Precisão especificada a 23°C ± 5° (73°F ± 9°F), < 90% UR
Alimentação: Uma bateria padrão de 9 volts, NEDA 1604, JIS 006P, IEC 6F22.
Bateria fraca: Uma bateria de lado é exibida na tela LCD.

Temperatura
Entrada de temperatura: Concectores padrão para termopares tipo K
Faixa de medição: -40 a 204°C (-40 a 400ºF) (máximo de 82°C / 180°F com termopar com alicate para tubo, ATC1, fornecido
Resolução: 0,1º
Precisão do sistema após a calibração:
± 0,5 ºC a -40 a 93 ºC com calibração de campo
± 1,0 ºF a -40 a 200 ºF com calibração de campo
± 1,0 ºC a 93 a 204 ºC com calibração de campo
± 2,0ºF a 200 a 400ºF com calibração de campo

Pressão
Entrada de Pressão: Conexão macho expandida de 1/4”
Faixa de medição:
74 cmHgV a 0 a 4.000KPa (sistema métrico)
29” HgV a 500PSIG (sistema inglês)                                                                                                                                                                            HgV indica uma medição de vácuo tanto em centímetros (métrico), quanto em polegadas (inglês) de mercúrio. Um vácuo perfeito seria 76,00cmHgV ou 29,92” HgV. A pressão atmosférica ao nível do mar seria 0 cmHgV e 0 HgV.
Precisão do sistema após a calibração de campo:
± 0,2” HgV
74 cmHgV a 0 cmHgV:
29” HgV a 0”HgV:   ± 0,4 cmHgV
0 a 200Psi: ± 1 Psi
200 a 500 Psi: ± 0,3% + 1 Psi
1.378 a 3.447KPa: ± 0,3%+7 KPa
Pressão de sobrecarga máxima: 800PSIG.


Função de Verificação da Bateria
O SSX34 permite que o usuário verifique a carga da bateria a qualquer momento durante o uso, simplesmente pressionando o botão UNIT por mais de um segundo. O percentual aproximado de carga da bateria será exibido no display principal por três segundos, antes de retornar à leitura anterior à realização da verificação da bateria.

gaugeface 
 

Variação do Equipamento Próxima a Zero
Quando pressão / vácuo estiver próximo a zero, a unidade mostrada no display pode oscilar entre o vácuo e pressão. Isso é semelhante à frente de um manômetro, como mostrado. Abaixo de zero está o vácuo (cmHg ou inHg), acima de 0 está a pressão (kPa ou psi). Se isso acontecer, não há nada de errado. As unidades apropriadas serão exibidas quando uma medição de pressão / vácuo for realizada.